Quem trabalha com transportes tem que lidar com muitos riscos e variáveis. Garantir a entrega no prazo, evitar acidentes de trânsito, roubos de carga e outros desvios, cumprir a legislação de transportes e muito mais. Com tantas preocupações, nem sempre é possível dar a devida atenção à segurança.
No entanto, não podemos esquecer que os acidentes têm um custo alto para a empresa e que prevenir é sempre o melhor remédio. Algumas ações podem e devem ser tomadas para reduzir essas ocorrências.
Quer entender mais sobre o custo dos acidentes de trânsito e o que fazer para aumentar a segurança? Então, acompanhe conosco estas dicas!
Um acidente de trânsito sempre vem acompanhado de consequências ruins. Falando apenas em custo, precisamos contabilizar os danos à carga e ao veículo e as despesas que podem ser geradas no acionamento do seguro.
Além disso, existe o custo do atraso de entrega para o cliente. Nós sabemos que o tempo é um bem precioso para muitas pessoas e companhias e que atrasos na entrega podem representar um problema sério. Muitas vezes, a sua transportadora terá que arcar com eventuais prejuízos causados.
As finanças não são a única área que sofre com os acidentes. Primeiramente, os motoristas e demais profissionais correm sérios riscos quando se envolvem em acidentes. É dever de toda empresa zelar pela saúde e pelo bem-estar dos seus funcionários e uma transportadora com altos índices de acidentes pode estar falhando nesse aspecto.
Além disso, os atrasos e transtornos gerados pelos acidentes podem afetar negativamente a imagem da empresa junto aos parceiros e clientes. Além do custo já mencionado, o efeito pode ser devastador para a reputação da transportadora, influenciando no fechamento de contrato futuros.
Algumas ações têm potencial para reduzir os acidentes e tornar a sua transportadora mais segura. Confira algumas práticas para adotar agora mesmo!
As condições de manutenção e o estado de freios, pneus e acessórios são determinantes para a segurança dos veículos. Faça a manutenção regularmente e oriente os motoristas a não dirigirem veículos que apresentam sinais de problemas.
Acondicione a carga conforme orientação do fabricante da mercadoria e jamais ultrapasse os limites de peso estipulados pelas regulamentações. A amarração também deve seguir as normas.
Os motoristas são uma das partes mais importantes para prevenir acidentes. Promova treinamentos para incentivar a direção defensiva e práticas de segurança. Treine também os demais trabalhadores de logística porque, apesar de não estarem diretamente envolvidos na direção, eles também precisam entender a segurança como um valor da transportadora.
Programas de prevenção desenvolvidos pelas equipes de segurança e apoiados pela diretoria costumam gerar bons efeitos. Um exemplo é o Programa Volvo de Segurança no Trânsito que completou 30 anos trazendo bons resultados e agora tem a meta de zerar os acidentes com os veículos da marca.
Alguns seguros são obrigatórios em transportes de carga, mas sua empresa não deve se restringir a eles. Faça todos os esforços para diminuir os acidentes e, ao mesmo tempo, esteja preparado para lidar com eventuais ocorrências. Contrate seguros confiáveis e condizentes com os riscos do seu transporte.
Para finalizar, ressaltamos que os acidentes de trânsito representam um custo para as transportadoras e podem manchar a reputação da empresa. É mais barato e inteligente investir na prevenção e colocar a segurança em primeiro lugar.
E aí, gostou do artigo? Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mundo dos transportes e receber dicas sobre seguros, gestão e segurança? Então assine a nossa newsletter agora mesmo!