Seja por opção ou por necessidade, muitas transportadoras acabam recorrendo ao Motorista autônomo. Hoje, no mercado de transporte, o Motorista autônomo é essencial para a movimentação de mercadorias. Por isso esse texto tem a intenção de lhe mostrar um pouco mais a respeito da contratação dos Motoristas autônomos.
Se você transporta mercadorias com fácil colocação no mercado e altos índices de sinistralidade, um gerenciamento preventivo para evitar que você seja vítima de um desvio de carga é indispensável.
Por isso, sugerimos algumas medidas preventivas, como:
O mercado tem percebido um alto índice de sinistros nos contratos de motorista autônomo de primeira viagem. Por isso, fique atento a esta situação. Priorize motoristas com mais der três anos de experiência e consulte as três últimas empresas para as quais o motorista tenha carregado.
Peça também um registro fotográfico do motorista, da numeração do chassi e da placa. Já existem gerenciadoras de risco que se utilizam inclusive do registro por biometria. Uma coisa é certa, quanto mais ações preventivas você tomar para proteger a mercadoria, mais distante você estará das quadrilhas especializadas em roubos de carga.
Hoje, a Solo Brasil conta com uma área de Gestão de Risco com excelentes ferramentas para evitar possíveis danos. Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco e solicite o material completo com inúmeras práticas de prevenção disponíveis.