Um dos grandes riscos do transporte rodoviário é o roubo de carga. Todos os dias, inúmeras mercadorias são interceptadas por quadrilhas especializadas e, em muitos casos, fortemente armadas, gerando transtornos e prejuízos às transportadoras, aos motoristas e aos clientes.
Para que você tenha noção da dimensão do problema, entre 2011 e 2016 o prejuízo chegou a 6,1 bilhões no Brasil e, infelizmente, essa parece ser uma luta que está longe de chegar ao fim.
Então, se o problema é uma realidade no setor, resta às transportadoras adotarem táticas e boas práticas que previnam e protejam suas mercadorias desse tipo de crime — por isso preparamos este material.
Quer aprender 5 maneiras de evitar o roubo de cargas? Anote aí!
É comum encontrarmos pessoas pedindo carona nas estradas, mas essa é uma situação de risco e seus motoristas precisam ter consciência das possíveis consequências que esse tipo de conduta pode trazer.
É preciso treinar e orientar sua equipe no sentido de que a atividade de transporte deve ser a mais profissional e segura possível, e evitar situações de risco é imprescindível para que isso aconteça.
A segunda dica está associada ao planejamento de rotas, uma estratégia que traz grandes benefícios, inclusive a redução das perdas de mercadorias por furto e roubo de cargas.
Antes de iniciar a viagem, pesquise e trace a melhor rota. Para isso, analise questões importantes, como:
estradas e rodovias com grande índice de roubo de carga;
rotas mais rápidas e viáveis;
estradas que possuem locais adequados para paradas;
existência de policiamento no trajeto.
Além de planejar a rota que o veículo seguirá durante o transporte, é necessário programar onde e quando serão realizadas as paradas, seja para lanche, almoço ou descanso.
Dê preferência a locais mais movimentados e que forneçam uma estrutura adequada aos motoristas, como restaurantes, banheiros e, é claro, um estacionamento seguro para os caminhões.
Gerentes logísticos devem trabalhar para ter controle de todo o processo de transporte, e uma das maneiras mais eficientes de conseguir isso é por meio do monitoramento dos veículos.
Existem várias formas de acompanhar o trajeto, mas é aconselhável contar com alguma tecnologia que permita um contato direto com os motoristas, seja para checar as condições do transporte ou até mesmo comunicar algum imprevisto.
O treinamento é imprescindível para conquistar um transporte seguro e eficiente. No que diz respeito ao roubo de carga, percebe-se que um motorista qualificado está mais preparado para lidar com os imprevistos e tomar decisões mais acertadas.
Por isso, invista em treinamento e mantenha sua equipe informada sobre normas de segurança e boas práticas capazes de evitar que suas mercadorias se tornem alvo dos bandidos.
Conforme você viu, apesar de ser um problema sério e que gera grandes prejuízos para o transporte de cargas no país, as estratégias adequadas podem ajudar sua empresa a se livrar do roubo de carga. Portanto, não perca mais tempo e comece a colocar em prática tudo o que aprendeu!
Para ficar ainda mais informado sobre esse e outros temas relevantes para o seu cotidiano, assine a nossa newsletter! É rápido e gratuito!