Ano após ano, as estatísticas de roubo de carga aumentam. A falta de propostas concretas para mudar esse cenário acaba nos deixando cada vez mais atentos e preocupados. Além dos impactos que esses eventos de roubo geram nas relações comerciais – já que a promessa da compra, venda e entrega não ocorre –, os transportadores de cargas ou embarcadores devem, no mínimo, procurar proteção para os danos financeiros e sociais que tais sinistros podem causar.
1- A sua empresa tem um seguro adequado ao que transporta? A sua apólice está bem adequada à escala de risco, ou seja, ao tipo de produto transportado, aos valores dos carregamentos, às regiões, entre outras especificidades?
2- O conjunto veículo/motorista está com as exigências legais cumpridas (ANTT, licenças obrigatórias, licenciamento, CNH, etc.)?
3- Você conhece e cumpre à risca as regras de Gerenciamento de Risco (cadastro/ consulta motorista, rastreamento/ monitoramento, escoltas, iscas, plano de viagem, etc.)?
A prevenção é a melhor aliada para evitar um roubo de cargas. Por isso, caso necessite de algum suporte rumo a uma operação logística mais segura, conte com o Grupo Solo Brasil. Todo o time está preparado para colaborar, até mesmo com os transportadores que não sejam clientes Solo Brasil
Veja as principais mercadorias roubadas nos últimos anos. Se alguma delas faz parte de sua rotina de transportes, reforce a atenção: