O cuidado com as cargas durante o transporte é um processo necessário para evitar que elas sofram danos e cheguem avariadas para o cliente o que causa insatisfação e ainda eleva os custos operacionais (com devolução e reenvio). Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo e falar mais sobre como acondicionar cargas frágeis, que necessitam de uma atenção ainda maior.
Quer saber como isso pode ser feito? Então continue a leitura do post e confira as nossas dicas sobre o assunto!
Um dos pontos principais a respeito do acondicionamento ideal para cargas frágeis é poder contar com embalagens mais rígidas ou reforçadas. Isso ajuda a evitar o risco delas serem amassadas por outras embalagens mais pesadas ou de serem danificadas durante o transporte.
Se for o caso, vale a pena contar com alternativas que garantem ainda mais a segurança dos itens, como é o caso do uso de plástico bolha ou de bolinhas de isopor para preencher a caixa.
A proteção de cada item separadamente também faz parte de uma das premissas desse tipo de carga, ou seja, essa técnica deve ser sempre priorizada. Caso não seja possível, o ideal é também usar recursos para evitar que os itens entrem em atrito dentro da mesma embalagem.
O plástico bolha e a manta protetora são excelentes opções!
Identificar que a carga é frágil é imprescindível para que seu manuseio seja feito com os cuidados necessários. Isso ajuda a apontar quais caixas não podem ser empilhadas, quais devem ficar na parte superior e quais devem ser tratadas com mais cuidado.
Essa questão ajuda até os clientes na hora do recebimento, que já sabem quais itens são mais delicados.
A necessidade de tratar as cargas frágeis com cuidado não se limita à forma correta de acondicioná-las. Isso quer dizer que medidas devem ser tomadas também dentro do veículo.
O ideal é fazer uma inspeção antes do carregamento e identificar pontos que podem causar tensão nas caixas ou distribuir o peso de forma irregular, ou qualquer outro ponto que possa gerar avarias.
Também vale lembrar que, à medida que as entregas vão sendo realizadas, a carga restante pode precisar ser reorganizada no espaço, evitando lacunas que podem causar quedas durante o transporte, por exemplo.
Por fim, outro ponto que deve ser observado é a capacitação das equipes para lidar com a movimentação, o acondicionamento e o transporte de cargas frágeis. Além de um treinamento para formalizar um procedimento padrão, vale ressaltar a importância de um trabalho bem realizado e como isso impacta nos resultados da empresa e na satisfação dos clientes.
Como podemos ver, existem diversas formas de acondicionar cargas frágeis que ajudam a garantir a integridade dos produtos até que eles cheguem ao seu destino final o que pode conter várias etapas, principalmente no caso de fracionados.
O que achou deste artigo? As dicas foram esclarecedoras? Então aproveite para compartilhar o conteúdo nas redes sociais e fazer com que mais pessoas saibam a forma mais adequada de acondicionar cargas frágeis!