A entrega de um produto é um fator crucial para uma empresa de transportes. Ela deve ser realizada dentro do prazo estabelecido, prezando pela qualidade das mercadorias e respeitando o orçamento previamente estipulado.
Em alguns casos, o sistema viário, devido aos seus problemas e adversidades, é o principal obstáculo na obtenção dos resultados esperados. Buracos, falta de sinalização e traçados perigosos, infelizmente, interferem muito no consumo do combustível nas rodovias.
Continue sua leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?
Em 2016, a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) realizou uma pesquisa para compreender o cenário viário em nosso país. Esse estudo é muito importante, pois há uma rede de estradas e rodovias com uma extensão de 1.751.868 quilômetros em todo o nosso território.
Além disso, o sistema rodoviário é o principal meio de transporte de passageiros e cargas no Brasil. Então, a segurança dos trabalhadores envolvidos nessa área e a qualidade dos produtos entregues depende do estado de conservação de nossas rodovias.
Com base nessas informações, um profissional que trabalha em uma transportadora precisa entender essa situação, a fim de adequar sua gestão às necessidades do mercado e à realidade em sua volta.
Infelizmente, o cenário não é muito positivo. Segundo essa pesquisa, 78,6% das rodovias não são pavimentadas. Isso equivale a 1.351.979 quilômetros de vias sem asfalto e sem preparo algum.
As regiões Norte e Nordeste são aquelas que apresentam os maiores problemas com sinalização, pavimentação e geometria da via. Apesar da situação nas outras regiões não ser tão desfavorável, ainda assim, há muito o que ser feito.
Como consequência disso, os custos operacionais são elevados, pois os veículos precisam passar por constantes manutenções para se manterem em circulação.
Problemas com suspensão, aumento do número de acidentes e impactos ambientais são apenas alguns exemplos que interferem na logística brasileira, diminuindo a produtividade e o poder de concorrência de um empreendimento
O estudo da CNT classifica alguns pavimentos em regular, ruim ou péssimo. Esse estado de conservação influencia diretamente no consumo do combustível nas rodovias, já que a velocidade de tráfego sofre variações, de acordo com o número de acelerações e frenagens realizadas.
Nesses casos, há um desperdício médio de 5,0% do combustível em veículos de carga. Para se ter a noção da magnitude desse problema, no ano de 2016, foi estimado uma perda de 774,88 milhões de litros de diesel.
Se a malha viária fosse melhor, os recursos financeiros utilizados para custear essas despesas poderiam ter sido investidos em outras áreas, como na renovação de frotas, aumento de setores empresarias e, até mesmo, nos lucros de uma gestão.
Como consequência disso, o custo operacional e o preço final de um produto aumentam, trazendo prejuízos para fornecedores e consumidores.
O transporte viário nacional é o principal meio de circulação de cargas em nosso país. Dessa forma, é muito importante manter-se antenado com a sua situação para propor ações e medidas que visam driblar seus problemas e dificuldades.
O consumo do combustível nas rodovias é apenas uma das questões a serem levadas em consideração no planejamento de um gerente operacional de transportes, devendo ser calculado com muita atenção e cuidado. Agora, curta a nossa página no Facebook e acompanhe os nossos próximos artigos, para saber mais!